Avançar para o conteúdo
Início » notícias » Grupo Político Evoluir Oeiras apresenta contributos para as Grandes Opções do Plano 2023

Grupo Político Evoluir Oeiras apresenta contributos para as Grandes Opções do Plano 2023

As 12 medidas propostas pelo Grupo Político Evoluir Oeiras estão divididas em 7 áreas de actuação:

AÇÃO SOCIAL

  • Medida 1 – Gratuitidade do Passe Navegante Metropolitano (Família ou Individual, dependendo do caso), para residentes no concelho de Oeiras que aufiram um rendimento até 900EUR/mês.
  • Medida 2 – Criação de uma bolsa de mediadores interculturais para integrarem as equipas de apoio social da CMO, que, entre outras funções, assegurem o apoio às escolas dos Agrupamentos de Escolas dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária.

EDUCAÇÃO

  • Medida 3 – Criação de um “Vale Aprender” que possibilite os estudantes, que frequentem instituições de ensino Básico e Secundário no Município de Oeiras, e cujas famílias recaiam nos 3 primeiros escalões de rendimento coletável do IRS (até 15.216EUR), adquirirem material escolar e manuais/livros de apoio em estabelecimentos comerciais no concelho.
  • Medida 4 – Instalação de pelo menos 2 salas de apoio ao estudo em dois bairros municipais em que se tem sentido essa necessidade com mais premência: Alto dos Barronhos, em Carnaxide, e Navegadores, na Freguesia de Porto Salvo. Podendo a medida ser alargada a outros bairros municipais, havendo orçamento.

ENERGIA – EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E ENERGIAS RENOVÁVEIS

  • Medida 5 – Oeiras Comunidade de Energia Renovável: Constituição do próprio Município como «Comunidade de Energia Renovável (CER)» nos termos da lei, com benefícios ambientais, sociais e económicos, reduzindo custos com compra de energia. Aplicação prática dos 4 D’s da transição energética: descarbonização, descentralização, democratização e digitalização. Ao nível municipal, as poupanças poderão ser reinvestidas na economia local em projetos de reabilitação urbana e requalificação do parque habitacional dos bairros municipais.
  • Medida 6 – Projeto-piloto de Combate à Pobreza Energética, Promoção da eficiência e independência energética em bairro municipal a definir (por ex.: Quinta da Politeira, Barcarena – 147 fogos em regime de arrendamento, Ribeira da Lage, Porto Salvo – 158 fogos em regime de arrendamento, ou Outurela-Portela, Carnaxide – 111 fogos em regime de arrendamento). Reabilitação do edificado do bairro municipal com medidas de eficiência energética e conforto térmico, e com aproveitamento dos telhados para instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo desses prédios, e análise dos benefícios sociais e económicos para as famílias avaliando a situação antes e depois da medida executada.

HABITAÇÃO

  • Medida 7 – HabitAgora: Inclusão do Plano Local de Habitação para inclusão de “Programa de Estúdios Jovem” (T0 < 40m2) com renda controlada (máx. 300EUR/mês) para jovens e jovens casais até aos 35 anos, contratos 3 anos renováveis até ao limite idade 35 anos, em edifícios podendo incluir acesso a áreas partilhadas para serviços comuns do prédio.

MOBILIDADE

  • Medida 8 – Redução da velocidade para 30km/h em todas as ruas residenciais e escolares.
  • Medida 9 – Marginal sem carros: Desenvolver os procedimentos necessários no sentido de concretizar o fecho da Avenida Marginal ao trânsito automóvel, todos os domingos e feriados.

ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AMBIENTE

  • Medida 10 – Parques Agroalimentares de Oeiras – criação das unidades territoriais em áreas maioritariamente de solos de RAN (Reserva Ecológica Nacional) destinados à produção agrícola, ao cluster da investigação agrícola e à produção ambientalmente sustentável, com a dinamização de uma “bolsa de terras” para facilitar o arrendamento comercial e divulgação pública dos produtos/serviços disponíveis.
  • Medida 11 – Requalificar a praia de Algés como Água Balnear, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Administração do Porto de Lisboa (APL), assegurando, para o efeito, a qualidade adequada da sua água para banhos e a descontaminação da Ribeira de Algés, bem como as infraestruturas e serviços necessários, nos termos do art.º 2º do Decreto-Lei 113/2012, dando assim também seguimento a uma proposta vencedora do Orçamento Participativo de 2019.

BEM-ESTAR ANIMAL

  • Medida 12 – Bem-estar de gatos em colónias de rua: Campanha de sensibilização da população para uma interação respeitadora com os animais de rua e com quem cuida deles, e de angariação de voluntários/as para capturas e recobro dos animais; criação de melhores instalações de recobro para a esterilização de gatos de Oeiras; e apoio à alimentação das colónias, com pelo menos um saco de ração por mês e deslocações dos/as cuidadores/as.

Adicionalmente, o Grupo Político Evoluir Oeiras aproveitou esta oportunidade para incluir nas GOP para 2023 mais quatro medidas, com as quais concorda, e que, tendo sido apresentadas pelo INOV no seu programa eleitoral de 2017, como medidas prioritárias, ainda não foram concretizadas. São as seguintes:

GOVERNANÇA LOCAL

  • Canal interativo de televisão do Município – para transmitir diversos conteúdos, como notícias, ocorrências, eventos, constrangimentos na via pública, obras, alterações a regulamento, Reuniões de Câmara, cerimónias, entre outros. Propomos que se inicie a transmissão das Reuniões públicas de Câmara a partir de 01 de janeiro de 2023.
  • Orçamento Participativo – Reforçar o sistema de orçamento participativo, alargando-o a uma base representativa da sociedade, melhorando o atual modelo, tornando-o mais ambicioso e, quando devidamente fundamentado, torná-lo de carácter deliberativo. Sugerimos que se comece por implementar os projetos vencedores dos OP anteriores que ainda não foram postos em prática.

TERRITÓRIO CONECTADO E INTELIGENTE

  • Rede de Sensores – que disponibilizarão dados em tempo real sobre diferentes áreas: qualidade do ar (CO, CO2, NO2, O3, VOCs e Partículas), estacionamento, monitorização remota do nível de ocupação dos contentores de lixo, ambiente (temperatura, humidade, luminosidade e radiação solar, poluição sonora, precipitação, velocidade e direção do vento), dados do trânsito e monitorização de semáforos.

MOBILIDADE

  • Deslocação sustentável – Fomentar a mobilidade pedonal e ciclável, criando percursos sem obstáculos e com continuidade que liguem os locais e permitam a segurança tanto dos peões como dos ciclistas.

Pode consultar o documento entregue pelo Grupo Político Evoluir Oeiras neste link.