Tendo conhecimento do contrato que a CM Oeiras celebrou com a empresa “Jupiter Wisdom” com o objetivo de avaliar suposta informação e desinformação encontrada ou disseminada nas redes sociais, a Coligação Evoluir Oeiras tem a referir o seguinte:
- é com grande perplexidade e preocupação que vemos um executivo municipal celebrar contratos com fins dúbios, o de analisar a “desinformação das redes sociais”.
- levanta-nos as maiores perplexidades que, a um mês das autárquicas, e preparando-se um novo mandato, tenha sido importante contratar um serviço com este âmbito.
- lamenta-se que o executivo venha tentar justificar um serviço com este objeto baseado na “queda sucessiva de Oeiras nos rankings que avaliam municípios quanto à capacidade de captação de empresas e negócios”, situação que acontece mas pelo anacronismo de políticas dos anos 90 em plena terceira década do Século XXI, como temos vindo a alertar com propostas alternativas.
- iremos averiguar quais as implicações no âmbito do direito à privacidade dos cidadãos e ao resguardo da proteção de dados, situações a que o Município de Oeiras tem regras a cumprir.
Os eleitos da Coligação Evoluir Oeiras na Câmara e Assembleia Municipal estão a recolher os dados possíveis e tomarão sobre este assunto um conjunto de ações que a gravidade do tema impõe. A Vereadora Carla Castelo e os Deputados Municipais Mónica Albuquerque, David Ferreira e Tomás Cardoso Pereira irão empenhar-se até que todo este caso seja esclarecido.Oeiras e o País devem ficar a saber tudo, sem limitações.
Lamenta-se o silêncio do reeleito presidente Isaltino Morais sobre esta matéria, aumentando ainda mais o clima de desconfiança em torno de toda esta situação.
Mais dados sobre o contrato em: https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=7826498 (versão PDF)
A Coligação Evoluir Oeiras